RECORDANDO A NOSSA HISTÓRIA  

     A partir do primeiro Congresso de Lausanne na Suiça em 1974, ocorreu um forte Reavivamento Espiritual no meio evangélico de Viçosa, gerando um tempo de grande aprendizado, sob a liderança do “Reve” Elben César, com grande influência e respeito. 

     Com poucos jovens na década de 1950 e início de 60, aconteciam encontros com conversas desafiantes, com análises históricas das perseguições e outras dificuldades, que aconteciam desde as primeiras missões, com os diversos formandos a partir 1955, boas cooperações e criando maior mergulho pelo cumprimento, do grande comissionamento de forma integral: 

     1- Corpo (físico, social, afetivo, relacional e ambiental), 2- Alma (oração, habitação espiritual com Jesus) e 3- Mente (emoções, hábitos, decisões e ações). – At 1.8 e Mt 28.19-20. 

1965 - A IPV foi organizada como igreja e se reunia ao lado do Balaústre na Av. Bueno Brandão, numa pequena casa construída em mutirão por alguns estudantes universitários, como Daison Olzany e outros, mas antes disso, se reunia no início da Rua Benjamim Araújo, numa sala alugada que foi usada na década de 1940 pela Junta Batista de Missões.

1968 - O Jornal Ultimato num tabloide de oito páginas, impresso pela Editora Betânia, que depois de 8 anos se tornou Revista pela Editora Ultimato, e em 1993 começou também com a publicação de livros, priorizando autores brasileiros, com grande distribuição em formato impresso e digital. 

1976 - A IPV mudou-se para sua nova sede na Av. PH Rolfs, realizando o sonho de se construir uma sede mais próxima da UFV, gerando crescimento com maior acolhimento e o evangelismo nos bairros começou a ficar empolgante com a participação e colaboração dos estudantes.

     Vários locais foram assistidos aos domingos, com a participação em grupos de estudantes, caminhando pelos bairros, Vale do Sol, Morro Rebenta Rabicho, Morro do Cruzeiro, Vila Secundina UFV, Rua do Pintinho, próximo ao Tiro de Guerra, onde o Fábio Cunha era criança na época, facilitando o conhecimento e a presença na cidade, quando se conseguiu um ônibus especial, que circulava pelos bairros Cantinho do Céu e Vale do Sol, trazendo famílias e crianças para a IPV. 

     No Cantinho do Céu, hoje Bairro Santo Antônio, o Sr. Argemiro Gonçalves construiu uma Capelinha para encontros semanais de estudos bíblicos, com os moradores e suas crianças, onde a Eva Ferreira era criança na época. Mais tarde a IPV adquiriu lotes nos Bairros Vale do Sol e Nova Viçosa, sonhando com a plantação de novas frentes na região. 

     Com o lançamento e implantação do novo Bairro João Braz, já existindo algumas famílias residindo no distrito de Silvestre, aconteceram encontros promovendo planos para a região, surgindo a decisão por doação do Sr. Argemiro, de vender o lote da Capelinha do Cantinho do Céu, podendo então adquirir os dois lotes na Rua Tiradentes neste Bairro nascente, facilitando ampliar as ações na região. 

1980 - A REBUSCA, fundada e estruturada numa Associação Assistencial, para atendimento às famílias e crianças carentes da cidade, com sua sede na IPV, sendo o recém-formado em Agronomia, hoje Pr. Jony Wagner, o primeiro coordenador assistencial da REBUSCA. 

1983 - O CEM, fundado e organizado numa Associação Religiosa, para treinamento de estudantes e profissionais, como missionários na sua profissão, com sua sede na IPV. Em quatro anos se iniciou as construções dos prédios de aulas, biblioteca, alojamentos, refeitório, casas e apartamentos, numa área rural de 15.500 m2, sendo transferida para a nova sede no início dos anos 90, ficando bem próximo na divisa com a UFV. 

1986 - A IPVSol, foi organizada como a segunda Igreja Presbiteriana, no Bairro Vale do Sol, onde também a REBUSCA atendia as famílias daquela região. 

1991 - Bairro João Braz, aconteceu alguns encontros com crianças aos sábados no Clube Cabana Rodas, com Márcia Barreto, Jussara Sant’anna e outros. 

     Foi criado alguns grupos de convivências, gerando diálogos abertos de comunhão, relacionamentos e evangelização, na direção da conversão e maturidade e da maturidade para o serviço.

2000 - Num Ponto estratégico e depois numa Congregação da IPV, foi inaugurado um salão na Rua Jequerí em 18 de junho, para Comunidade CPV num almoço com mais de 200 pessoas no Clube Rodas. 

     Sob a influência do grande comissionamento de Jesus no modelo intercultural e integral, numa espiritualidade trinitária e relacional, com empatia e companheirismos, no objetivo de acolher as famílias nativas da região, tendo várias comissões para oração, e jejum semanal das famílias, valorizando os relacionamentos no entorno da mesa, como exposto em Atos 2.46-47. 

2001 - Num grande movimento aberto a toda comunidade, aconteceu em outubro, a (1ª) primeira Festa da Criança, fechando toda a Rua Jequerí, com histórias bíblicas, brincadeiras e muito lazer. 

     Em parceria com a 8ª IPBH e alunos do CEM, como o Pr. Cácio Silva, houve vários encontros de capacitação da liderança da CPV, fortalecendo a visão de profissionais missionais e voluntários em pequenos grupos, que foram realizados nas cidades de Curitiba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. 

     O recém convertido, hoje Pr. João Tinoco, professor da Engenharia aposentado na UFV, morador no parque do Ipê em Silvestre e ex-aluno do CEM, propôs que o seu terreno rural de 11.000 m2 na parte de baixo do Bairro Violeira, fosse trocado pelos dois lotes da IPV existentes na Rua Tiradentes, tendo a aprovação da Assembleia Geral da IPV, facilitou a continuidade no objetivo desejado, tendo em negociação com o Clube Campestre, a abertura da entrada pela frente na Av. Quinquim Fontes. 

2002 - Terraplenagem da nova área e cercas garantindo as divisas do terreno, além da construção do espaço de convivência para encontros, chamado “Quiosque”, sob a coordenação do Almir Colpany e Fernando Baêta. 

     Um grande mutirão das famílias reunidas, no feriado de 15 de novembro, houve o lançamento da Pedra Fundamental para a futura construção da sede da CPV, tendo como marco histórico o plantio das 44 Árvores, por cada família no entorno do jardim, pelos cuidados diários do Sr. Edson Francisco Alves. 

     Alguns alunos do CEM em estágios, se aproximaram da região, acolhendo os Quilombolas no Bairro Buieié, que hoje são assistidos pela Assembleia de Deus, tendo na sequência dos anos seguintes, vários ex-alunos do CEM apoiados com parte do seu sustento pela CPV, como o Cácio Silva para os indígenas no norte da Amazônia, Eduardo para o Quirquistão, Emeric para Escócia e Jocicarlos para Alto Paraíso-GO, além de famílias influenciadoras como Fazedoras de Tendas, para vários pontos do País como Henrique e Dilcimar para  Brasília, Wiliam e Jussara para Aracaju-SE, Almir e Beatriz para Ubá, Wiliam e Isméria para Colatina-ES, Wagner para Chapadão-MS, Stanley e Cinthia para Recife-PE e Angélica Andrade para São Gotardo-MG, que facilitou a plantação de uma igreja naquela cidade. 

2005 - A CPV- Comunidade Presbiteriana de Viçosa, é organizada como a terceira igreja, com o apoio do Pastor Paulo Leal, professor do Depto de Nutrição, aposentado na UFV, numa liderança coletiva, motivadora e bem compartilhada entre os líderes internos, fortalecendo o foco no objetivo inicial da Comunidade, pelo discipulado em grupos de convivência relacional nos lares. 

2008 - Chegou o Pr. Hélio Siqueira, ex-aluno do CEM, primeiro pastor em tempo integral, que em quase cinco anos de trabalho intenso, fortificou os relacionamentos em discipulados e comunhão relacional, acompanhando e capacitando bons líderes, em geração integrada (adultos e crianças). 

2009 - Aconteceu a desejada mudança física, ocupando a nova sede definitiva da CPV, em construção até hoje-2023 e sempre voando em 2 asas, numa frequência com mais de 100 pessoas em 12 grupos de convivência, para o discipulado e evangelismo. 

2011 a 13 - Surgiu na Comunidade uma forte divisão de ideias e conceitos, contaminando a CPV em duas tendências, com a intervenção do Presbitério, quando gerou separações, divergindo-se do foco da plantação e da motivação do referido Reavivamento Espiritual, citado no início desta história. 

2014 - Chegou o Pr. Salatiel Olive, para cuidar da vida espiritual de cada um, e para acolher as famílias desta região noroeste da cidade, bem consciente da história exposta na web, que fica hospedada nos EUA pelo apoio de Fábio Nolasco: - www.cpv.org.br – História:  http://www.cpv.org.br/?page_id=61  

 

Edna e Edgard F Alves, eleito Pb. Emérito da CPV e Presidente emérito do CEM.